CARREGANDO

Busque Aqui

Dicas de Moda

4 características que tornam o sapato social uma peça versátil para o dia a dia

Compartilhar
sapato social

Hoje o mercado da moda masculina oferece as diversas opções de sapato social para o nosso dia a dia. Elas vão das mais confortáveis e práticas àquelas mais cheias de estilo e ousadia. 

Tem para todas as ocasiões e todo look! Não importa o modelo ou estilo que você escolher. O importante é escolher os que têm a sua cara e que tragam ótima qualidade.

Porém, pode ser que você se pergunte por que, realmente, os sapatos sociais são tão versáteis em sua rotina. Por que, afinal, investir neles? Existem muitas particularidades ligadas à modelagem e produção desses calçados, além da questão estética simplesmente. 

Fique por dentro, agora, de algumas dessas características e saiba escolher melhor seus sapatos!

1. Cuide de cada detalhe do sapato social

Todo tipo de sapato social traz características de design e modelagens que geralmente nos passam despercebidas. Mas são elas que garantem o charme, a casualidade ou sofisticação dos calçados. 

Pode ser um oxford, um derby, brogue, loafer ou qualquer outro modelo. Todos apresentam detalhes sutis que os tornam adequados para cada situação.

Não é importante apenas reconhecer e saber quais os principais modelos de sapato. Mas também identificar as sutilezas nas formas tão variadas dos modelos essenciais. 

Assim você poderá optar pelos que mais gosta, se identifica ou são mais adequados. O bico, a sola, a composição, os materiais e acabamentos, por exemplo, são únicos em casa um deles.

2. Conheça os diferentes tipos de solados

Basicamente há duas espécies de solas de sapato social, as de borracha e as de couro. As qualidades, em ambos os casos, dependem muito do modelo. 

Infelizmente, é frequente encontrarmos algumas solas imitando o couro legítimo, na verdade feitas com material bem inferior. Mas saiba que as mais espessas e dentadas denotam mais casualidade.

Geralmente, a sola feita em couro é ideal para o mundo corporativo. Entretanto, a maneira de se vestir, em geral, tem se tornado mais casual. Portanto, uma boa sola em borracha é igualmente bem-vinda para a rotina de negócios.

3. Saiba mais sobre a qualidade dos couros

Uma questão básica é saber que os couros de tons mais fechados, como o preto, são os mais formais. Se o couro exibe maior quantidade de texturas, ele adquire mais casualidade, no entanto. 

As camurças, por exemplo, são mais texturizadas do que aqueles modelos bem lisos.

Você vai a um evento social ou reuniões e ocasiões de mais formalidade? Opte pelo couro mais escuro e liso. Em uma situação formal durante o dia, mais leve, as tonalidades podem ser mais claras. 

Já em eventos casuais, você pode usar um sapato de couro texturizado e calças jeans, por exemplo.

4. Aprenda como escolher sapatos adequados

Convencionalmente, cada sapato social é recomendado para determinadas situações. E complementam com mais eficiência determinados looks. Porém, a cultura brasileira pende naturalmente para uma maior casualidade. Então, é um pouco difícil seguir essas “regras” à risca.

Saber quais são os principais modelos de sapatos sociais, as particularidades e reconhecer cada detalhe é suficiente. Assim você saberá o que está transmitindo por meio do uso de um ou de outro. 

Entender bem essas características pode, ainda, te auxiliar na hora de combinar peças ousadas e visuais mais originais!

Não importa qual seja a sua opção de sapato social: busque, sem exceção, calçados com qualidade. Opte pelos que durarão bastante e te servirão bem em suas principais atividades formais e casuais. 

Dessa forma, não será preciso ficar renovando os sapatos sempre e você garante bastante estilo e sofisticação.

E então, gostou de conhecer mais a respeito dos sapatos sociais? Confira também quais calçados combinam mais para usar de noite!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *