CARREGANDO

Busque Aqui

Dicas de Moda

Bota e coturno: quando e como usar cada modelo?

Compartilhar
bota masculina

Antes de mais nada, é preciso deixar claro: todos os coturnos são botas; porém, não são todas as botas que são coturnos. A bota masculina é definida como um sapato com cano mais alto, solados grossos e de materiais bem resistentes. 

A bota masculina geralmente é feita de couros, lonas ou camurças. Entre os modelos de botas, um dos mais conhecidos é o coturno.

O coturno masculino é derivado das botas militares, também com canos bem mais altos do que as outras botas. Originalmente ele servia aos soldados, sendo reinventado pelo movimento punk nas décadas de setenta e oitenta. 

A popularidade dos coturnos só aumentou, atingindo gente de diversos estilos. Veja agora quando usar botas e coturnos!

Saiba mais sobre a bota no estilo coturno

Quais são os aspectos, então, que definem determinadas botas como coturno? Primeiro, temos as solas, que geralmente são bem mais espessas que as da bota de outros tipos. 

Estes solados são bem resistentes e estáveis. Ainda que alguns modelos atuais de coturnos tenham solas “amenizadas”, elas são bem diferentes das solas das botas.

As biqueiras do coturno masculino também são mais “levantadas”, sendo, em algumas versões, revestidas em metal. Os canos bem altos caracterizam igualmente o calçado, com cadarços em toda a sua extensão. 

O modelo clássico é em couro bem espesso, forte e resistente. Material que protege bem contra chuvas e outras condições adversas.

Veja quando usar os modelos de botas

A bota masculina pode ser usada em inúmeras ocasiões, dependendo muito dos modelos. Estes vão desde aqueles feitos para trekking, escaladas e outros esportes até as preferidas pelos motoqueiros. 

As outras botas, em seus diferentes estilos, cores e materiais, podem ser usados favoravelmente em dias mais frios. Mas elas vão bem em dias quentes também!

É possível combinar bota com jeans, camisa xadrez ou lisa, casacos, sobretudos e até com bermuda, dependendo do estilo. Use para ir trabalhar, em dias que pedem visuais mais arrojados e, principalmente, para sair nos fins de semana. 

Por serem geralmente feitas em cores como marrom, bege, cinza ou preto, elas combinam com qualquer outra cor.

Descubra como vestir bem os coturnos

O coturno proporciona uma proteção mais reforçada aos pés. Alguns modelos de coturnos são usados em determinados esportes que exigem movimentação sobre terrenos bem irregulares. 

Entretanto, na maioria dos casos, os coturnos são usados com muito estilo, especialmente para sair. Particularmente à noite, para uma balada ou em festas.

São peças bem descoladas e podem ser usadas por homens, mas também por mulheres. Os modelos são bem variados! 

Combine com calças jeans de lavagem escura, camisas, camiseta, moletons e até mesmo blazers. Tudo vai depender muito da combinação geral do look. Se você acha que o calçado tem a ver com sua personalidade, use com muito estilo!

A bota convencional e o coturno, apesar de similares, são bem distintos em seus designs, solados e canos. O impacto e “força” do coturno masculino é mais incisivo e ele geralmente é preto. 

A bota masculina já varia enormemente em estilos, material e design. Ambos são calçados fáceis de combinar com as mais diversas roupas e combinações.

Que tal, curtiu saber mais sobre calçados masculinos? Não deixe de seguir a Franca Sapatos em nossa página do Instagram e acompanhe muitas outras novidades sobre a moda masculina.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *